Kit de Primeiros Socorros Outdoor

Kit de Primeiros Socorros Outdoor
Primeiros Socorros Outdoor

30/05/2021

Realizar qualquer atividade em ambiente natural requer planejamento, avaliação de riscos, conhecimento do ambiente (fauna, flora e clima), dentre outras questões essenciais, como noções de primeiros socorros e sobrevivência. Tudo isso reflete na SEGURANÇA! Sabemos que acidentes em áreas naturais podem acontecer, mas muitos deles poderiam ser evitados com a simples prevenção e cuidado. Mas e se algo acontecer em uma trilha ou cachoeira, por exemplo? Não basta ter consigo um bom KIT DE PRIMEIROS SOCORROS, se você não tiver conhecimento e treinamento prévio para usá-lo!

Uma das perguntas que mais ouvimos e recebemos é a seguinte: “O que devo ter no kit de primeiros socorros”? E a resposta geralmente é a mesma: DEPENDE. Vamos do princípio...

- Onde o Kit ficará armazenado e qual a necessidade? (Em casa, no carro, na mochila...Ambiente urbano ou natural?).

- O Kit será de uso individual (Individual First Aid Kit – IFAK) ou coletivo? (Empresas de ecoturismo).

- Qual o seu nível de conhecimento e capacidade técnica em prestar socorro? Especialmente no que diz respeito à formação profissional, pois algumas condutas podem ser legalmente exercidas apenas por médicos e enfermeiros por exemplo, e isso tem relação direta com os materiais.

- Qual o tipo de atividade outdoor? (Ambiente aquático, caverna, altitude elevada, etc., já muda a necessidade de alguns equipamentos).

- A atividade será em áreas remotas, locais afastados de assistência médica? Qual a duração do passeio?

Então perceba que comprar ou montar um Kit pode não ser algo tão simples assim. Em um próximo post sobre este assunto vamos sugerir alguns itens que não podem faltar em um bom Kit de Primeiros Socorros, mas já frisamos que os tipos de materiais e a quantidade, vão de acordo com as perguntas já levantadas aqui.

E um detalhe: kit de primeiros socorros não é a mesma coisa que kit de sobrevivência, embora às vezes ambos se misturem no mundo outdoor.

Curtiu? Compartilhe com outros aventureiros.

Profª Marta Peres


Posts Relacionados

Imprudência, imperícia e negligência: saiba a diferença

Imprudência, imperícia e negligência: saiba a diferença

Vamos falar sobre prestar socorro e a possibilidade sermos responsabilizados leg...

→ Leia mais...
Enfermagem Forense: uma especialidade inovadora

Enfermagem Forense: uma especialidade inovadora

A enfermagem forense é uma especialidade inovadora e em evolução, que busca at

→ Leia mais...
Dificuldades no recrutamento de pessoal em APH

Dificuldades no recrutamento de pessoal em APH

Trabalhei como gestor de uma empresa de Atendimento Pré-hospitalar (APH) durante...

→ Leia mais...
Marta Peres Sobral Rocha

Marta Peres Sobral Rocha


Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), pós-graduada em Obstetrícia e Neonatologia pela Universidade de São Paulo (USP), Coordenadora do Grupo Especializado em Atendimento ao Trauma (GEAT), Fundadora e CEO do Grupo Mãos que Salvam, docente em cursos de graduação em Enfermagem, pós-graduação em Obstetrícia, Urgência e Emergência e preparatório para concursos públicos (cursinho).

→ Veja o Perfil Completo